Este trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência agronômica e viabilidade técnica dos produtos TF Rooting, TF G-Root e TF- Reflect na cultura da soja, mensurar a performance dos produtos em cada época de aplicação e os ganhos em produtividade.
O ensaio foi conduzido na Estação de Pesquisa Terras Gerais Experimental, localizada no município de Lavras-MG, entre as coordenadas 21°15’54’’S de latitude, 45°02’37’’W de longitude e 934 m de altitude, em solo classificado como argiloso, segundo a análise textural.
As sementes de soja da variedade AS 3595 I2X foram semeadas no dia 10/11/2022 no espaçamento de 0,55 m entre linhas e densidade populacional de 280.000 plantas ha-1. A adubação de semeadura com fertilizante MAP e KCl foram feitas com base na análise química do solo da área onde foi implantado o ensaio.
A área experimental foi sistematicamente monitorada por meio de visitas rotineiras para a coleta de dados. Na medida em que foram necessários, adotaram-se os tratos culturais e fitossanitários recomendados para a cultura da soja.
Utilizou-se o delineamento de blocos casualizados (DBC), com 6 tratamentos e quatro repetições (Tabela 1). As parcelas experimentais constituíram-se de cinco linhas de plantio com 5 m de comprimento cada, equivalente a uma área de 13,75 m². Entretanto, as avaliações foram conduzidas somente nas três linhas centrais, descartando-se 0,5 m em cada uma das extremidades das linhas, somando uma área útil de 6,6 m². Os dados das avaliações foram submetidos à análise de variância pelo programa estatístico SISVAR, sendo as médias comparadas pelo teste SCOTT-KNOTT (p<0,05).
Entre os dias 04 a 06 de setembro de 2024 participamos do VI Simpósio...
LER MAISAcabamos de lançar o nosso video institucional! Confira abaixo:
LER MAISDisponibilizamos nosso novo folder sobre o TF Sik! > CLIQUE AQUI PARA BAIXAR...
LER MAIS